
Vídeo institucional:
Projeto "Escola Azul".
O que é uma "Escola Azul"?
A "Escola Azul" é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.
Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, ONG's, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.
Procura-se estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros. O programa Escola Azul integra ainda ações de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às Escolas Azuis.
Através de uma aprendizagem transversal, inovadora e criativa, uma Escola Azul promove o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos e incentiva-os a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas na sua relação com o Oceano.
O programa Escola Azul é o foco central do capítulo "Fostering Ocean-Literate Generations: The Portuguese Blue School", lançado numa publicação da Springer sobre Literacia do Oceano, em junho de 2021.

Objetivos:
- Promover a Literacia do Oceano.
- Apoiar as escolas que trabalham no âmbito da Literacia do Oceano.
- Estimular formas de cidadania ativa, através de mudanças de atitude efetivas dos alunos em questões ligadas ao Oceano.
- Reduzir as barreiras de implementação de Literacia do Oceano nas escolas.
- Criar sinergias entre a comunidade educativa, as comunidades locais e os diferentes stakeholders ligados ao Mar.
- Fomentar a comunicação entre as diferentes instituições com papel ativo na educação marinha, no sentido de delinear estratégias educativas harmonizadas.
- Valorizar as profissões do mar em áreas emergentes como a ciência, tecnologia, direito, economia ou comunicação.