Projeto Includ-ed
O nosso Agrupamento integra o Projeto INCLUD-ED
Com o principal objetivo de alcançar tanto o sucesso académico como a coesão social para todas as crianças e comunidades na Europa, o INCLUD-ED (pesquisa financiada pelo VI Programa Quadro da Comissão Europeia, coordenado pelo CREA - Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona) identificou comunidades envolvidas em projetos de aprendizagem que alcançaram excelentes resultados académicos e de inclusão.
O INCLUD-ED, em 2011, foi o único projeto de investigação das ciências sociais destacado pela Comissão Europeia entre dez estudos de sucesso dos European Commission's Framework Programmes of Research. Tendo como foco a identificação de Ações Educativas de Sucesso, ou seja, ações que simultaneamente melhoram o sucesso escolar e contribuem para a coesão social, em todos os contextos em que são implementadas, por oposição às boas práticas que, não obstante o seu potencial para alcançar excelentes resultados, estão limitadas a contextos particulares. Note-se que conseguiu identificar ações que, independentemente do contexto, têm sucesso conferindo-lhes a possibilidade de serem transferíveis para quaisquer escolas ou comunidades.
Tendo em conta que as atuais linhas orientadoras da política educativa nacional apontam para a construção de uma escola de qualidade com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e de articulação com a família e com a comunidade, o projeto INCLUD-ED poderá constituir-se como uma mais-valia uma vez que tem, como objetivo último, a construção de Comunidades de Aprendizagem pelo sucesso de todos com todos.
Ações Educativas de Sucesso: "São um conjunto de ações universais e transferíveis (Flecha, 2015) que contribuem para a melhoria do sucesso académicos dos alunos e da convivência escolar."
Características das Ações Educativas de Sucesso:
1 - Grupos interativos
O que são?
São uma forma de organização da sala de aula em grupos heterogéneos, com um adulto
voluntário em cada grupo.
Como funcionam?
✓ O professor prepara quatro atividades de 15 minutos para cada um dos grupos. Atende as necessidades individuais.
✓ As crianças mudam, a cada 15 minutos, para uma nova atividade.
✓ Os voluntários da comunidade facilitam as interações entre as crianças.
✓ As crianças fazem as atividades dialogando e ajudando-se uns aos outros.
2 - Tertúlias Literárias Dialógicas
O que são?
São uma atividade de leitura e co-construção de significado baseada na literatura clássica
universal. Estas podem ter lugar em qualquer ano de escolaridade.
Como funcionam?
✓ Os estudantes leem em casa as páginas combinadas e selecionam um parágrafo ou uma ideia para partilhar.
✓ O professor/moderador dá a cada criança oportunidade de falar, garantindo a inclusão de
todas as vozes num diálogo igualitário.
3 - Formação Dialógica de Professores
O que é?
Trata-se de ir diretamente à fonte, à comunidade científica internacional, e construir
conhecimento em conjunto sobre as melhores teorias educativas.
Como funciona?
✓ Os professores são formados com base em teorias que a Comunidade Científica Internacional apoia.
✓ Este estudo, pesquisa e acesso a conhecimento atualizado é feito com outros, promovendo a motivação.
✓ A estratégia mais eficaz é através de tertúlias.
4 - Formação de familiares
O que é?
Significa abrir a escola às famílias para melhorar a sua educação instrumental.
Como funciona?
✓ As famílias propõem o que querem aprender e quando o podem fazer.
✓ As pessoas da comunidade e voluntários são procurados para colaborar na formação.
✓ Normalmente é a comissão mista que organiza as várias formações.
✓ Os cursos de Línguas, TIC, Alfabetização e Matemática têm prioridade.
5 - Participação educativa da comunidade
O que é?
É uma forma de participação em que as famílias e outros agentes da comunidade se
tornam parte das atividades de aprendizagem e contribuem para a tomada de
decisões.
Como funciona?
Famílias, voluntários e agentes sociais estão envolvidos nas atividades da sala de aula
através das AES, estendendo o tempo de aprendizagem e participando na gestão da
escola através de comissões mistas.
6 - Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos
O que é ?
É um modelo que supera o modelo disciplinar e o mediador, através do diálogo e da participação de toda a comunidade.
Como funciona?
✓ Criando oportunidades para o diálogo igualitário: assembleias, reuniões, espaços de sala de aula, etc.
✓ Construindo e criando regras escolares em conjunto.
✓ Abordando, através de diferentes áreas, a socialização preventiva da violência nos relacionamentos.