Projeto Includ-ed

O nosso Agrupamento integra o Projeto INCLUD-ED

Com o principal objetivo de alcançar tanto o sucesso académico como a coesão social para todas as crianças e comunidades na Europa, o INCLUD-ED (pesquisa financiada pelo VI Programa Quadro da Comissão Europeia, coordenado pelo CREA - Community of Research in Excellence for All, da Universidade de Barcelona) identificou comunidades envolvidas em projetos de aprendizagem que alcançaram excelentes resultados académicos e de inclusão.

O INCLUD-ED, em 2011, foi o único projeto de investigação das ciências sociais destacado pela Comissão Europeia entre dez estudos de sucesso dos European Commission's Framework Programmes of Research. Tendo como foco a identificação de Ações Educativas de Sucesso, ou seja, ações que simultaneamente melhoram o sucesso escolar e contribuem para a coesão social, em todos os contextos em que são implementadas, por oposição às boas práticas que, não obstante o seu potencial para alcançar excelentes resultados, estão limitadas a contextos particulares. Note-se que conseguiu identificar ações que, independentemente do contexto, têm sucesso conferindo-lhes a possibilidade de serem transferíveis para quaisquer escolas ou comunidades.

​Tendo em conta que as atuais linhas orientadoras da política educativa nacional apontam para a construção de uma escola de qualidade com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e de articulação com a família e com a comunidade, o projeto INCLUD-ED poderá constituir-se como uma mais-valia uma vez que tem, como objetivo último, a construção de Comunidades de Aprendizagem pelo sucesso de todos com todos.

Recursos

Ações Educativas de Sucesso: "São um conjunto de ações universais e transferíveis (Flecha, 2015) que contribuem para a melhoria do sucesso académicos dos alunos e da convivência escolar."

Características das Ações Educativas de Sucesso:

Baseadas numa APRENDIZAGEM DIALÓGICA para aprender e ensinar; 
▪ Orientadas para a transformação do contexto; 
▪ Construídas com base em altas expectativas para todos os alunos; 
▪ Envolvem famílias e comunidades no processo educativo e na tomada de decisões, criando significado e aproveitando ao máximo a inteligência cultural de todos. 

1 - Grupos interativos

O que são?

São uma forma de organização da sala de aula em grupos heterogéneos, com um adulto voluntário em cada grupo. 

Como funcionam? 

✓ O professor prepara quatro atividades de 15 minutos para cada um dos grupos. Atende as necessidades individuais. 

✓ As crianças mudam, a cada 15 minutos, para uma nova atividade. 

✓ Os voluntários da comunidade facilitam as interações entre as crianças. 

✓ As crianças fazem as atividades dialogando e ajudando-se uns aos outros.

2 - Tertúlias Literárias Dialógicas

O que são?

São uma atividade de leitura e co-construção de significado baseada na literatura clássica universal. Estas podem ter lugar em qualquer ano de escolaridade. 

Como funcionam? 

✓ Os estudantes leem em casa as páginas combinadas e selecionam um parágrafo ou uma ideia para partilhar. 

✓ O professor/moderador dá a cada criança oportunidade de falar, garantindo a inclusão de todas as vozes num diálogo igualitário. 

3 - Formação Dialógica de Professores

O que é?

Trata-se de ir diretamente à fonte, à comunidade científica internacional, e construir conhecimento em conjunto sobre as melhores teorias educativas.

Como funciona? 

✓ Os professores são formados com base em teorias que a Comunidade Científica Internacional apoia. 

✓ Este estudo, pesquisa e acesso a conhecimento atualizado é feito com outros, promovendo a motivação. 

✓ A estratégia mais eficaz é através de tertúlias. 

4 - Formação de familiares

O que é?

Significa abrir a escola às famílias para melhorar a sua educação instrumental. 

Como funciona?

✓ As famílias propõem o que querem aprender e quando o podem fazer. 

✓ As pessoas da comunidade e voluntários são procurados para colaborar na formação. 

✓ Normalmente é a comissão mista que organiza as várias formações. 

✓ Os cursos de Línguas, TIC, Alfabetização e Matemática têm prioridade. 

5 - Participação educativa da comunidade

O que é?

É uma forma de participação em que as famílias e outros agentes da comunidade se tornam parte das atividades de aprendizagem e contribuem para a tomada de decisões. 

Como funciona? 

Famílias, voluntários e agentes sociais estão envolvidos nas atividades da sala de aula através das AES, estendendo o tempo de aprendizagem e participando na gestão da escola através de comissões mistas. 

6 - Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos 

O que é ? 

É um modelo que supera o modelo disciplinar e o mediador, através do diálogo e da participação de toda a comunidade. 

Como funciona? 

✓ Criando oportunidades para o diálogo igualitário: assembleias, reuniões, espaços de sala de aula, etc. 

✓ Construindo e criando regras escolares em conjunto. 

✓ Abordando, através de diferentes áreas, a socialização preventiva da violência nos relacionamentos.